Segundo a Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) este ciclo de estudos de 120 ECTS tem a duração de dois anos e a sua conclusão com aproveitamento leva à atribuição do diploma de técnico superior profissional – um diploma de nível 5 no Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). Durante quatro semestres estes cursos são caracterizados por uma forte componente prática (70% do tempo de curso são disciplinas de formação técnica, com os restantes 30% a ser dedicados à teoria). 

No último semestre, terás a possibilidade de frequentar um estágio obrigatoriamente assegurado pela Instituição de Ensino Superior (IES) numa empresa que desenvolva atividade na tua área de profissionalização.

Em 2023, a Fundação José Neves, indicou em comunicado que os CTeSP eram cada vez mais procurados por alunos que pretendiam adquirir conhecimentos mais técnicos e direcionados para o mercado de trabalho. 

 


 

Os CTESP são cada vez mais procurados por alunos que pretendem adquirir conhecimentos mais técnicos e direcionados para o mercado de trabalho.

 


 

Alguns dos indicadores apresentados pelo relatório Insight, conduzido pela Fundação José Neves, mostram que existe uma tendência de crescimento dos trabalhadores com CTeSP, que os diplomados destes cursos ainda representam uma fatia bastante pequena (0,07%) dos trabalhadores, e que a maioria deles optam por cursos relacionados com as ciências empresariais (21,7%). 

Atualmente, existem em Portugal 1086 Cursos Técnicos Superiores Profissionais, em 134 instituições e unidades orgânicas de ensino de acordo com os dados apresentados pela DGES.

Posso candidatar-me a um CTeSP?

Para te candidatares a um CTeSP precisas de ter concluído o ensino secundário regular ou um curso equivalente ao ensino secundário. Também se podem candidatar os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional. Estes cursos também podem integrar titulares das provas para maiores de 23 anos, desde que realizadas as provas para o curso em causa. 

Preciso dos exames nacionais para me candidatar a um CTeSP?

Os exames nacionais não são necessários como prova de ingresso quando te candidatas a um CTeSP. Caso estejas a frequentar um curso profissional equivalente ao ensino secundário, também te podes candidatar.

 

 

Que instituições têm CTeSP?

No website da DGES, na pesquisa de Cursos e Instituições, poderás encontrar uma lista discriminada de todas as IES que têm CTeSP no seu currículo formativo e também dos diferentes cursos que estas oferecem.

Quando posso efetuar a minha candidatura?

O prazo para candidaturas está dependente da IES à qual te queres candidatar. Terás de estar atento às suas plataformas e quando as inscrições estiverem abertas e ver quais são os requisitos necessários para que possas efetuar a tua candidatura, pois estes podem variar consoante a instituição de ensino.

Qual o custo das propinas?

O custo da propina também pode variar consoante a IES onde te planeies inscrever. A Lei do Orçamento de Estado para 2023 fixou a propina máxima em 697€ e a mínima em 495€. Lembra-te que a propina pode ser paga em várias prestações. 

 

 

Os alunos de CTeSP têm direito a bolsa?

Sim. Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais estão abrangidos pelas bolsas de ação social da DGES, tendo os alunos destes cursos os mesmos direitos que os estudantes de licenciatura e mestrado na altura de se candidatem a uma bolsa de estudos.

E depois do CTeSP? Posso seguir formação superior?

Quando concluíres o teu curso, e se assim decidires, poderás continuar a tua jornada no ensino superior. Podes ingressar numa licenciatura ou num mestrado integrado “através de concursos realizados por cada instituição de ensino superior” ou através da realização de uma prova específica organizada pela instituição para a qual te candidatas. Estás excluído desta prova caso: tenhas concluído o curso técnico superior profissional na instituição de ensino superior a que concorres; ou tenhas tido aprovação, no âmbito do curso técnico superior profissional, em disciplinas da área da prova de ingresso que tenham o nível adequado.

Para cursos de ensino universitário, terás de realizar os exames nacionais para efeitos de apresentação de candidatura.